quarta-feira, 16 de maio de 2012

Já não se fazem idosos como os de antigamente...

“Antenados”, eles buscam novos conhecimentos e fogem do clichê do velhinho dependente e desinformado



Por Amanda D. Oliveira



Como você imagina o dia-a-dia de um idoso? Se você pensa em algo rotineiro, beirando o tédio, ou imagina que os idosos são pessoas improdutivas, que não saem de casa e dependem dos filhos ou netos, prepare-se para mudar o seu conceito sobre terceira idade.



Cada vez mais, a população “mais experiente” sai em busca de atividades com o intuito de exercitar a mente e fazer novas amizades. Em paralelo, várias instituições de ensino têm oferecido opções de curso para quem está vivendo esta fase mais madura da vida. Já em 2008, de acordo com o médico Ricardo Veras, consultor da Organização Mundial de Saúde para assuntos de envelhecimento, cerca de 20 mil idosos estavam matriculados em universidades abertas à terceira idade.



Em geral, os cursos são livres e vão desde o ensino de um idioma até aulas sobre cuidados com o corpo e a saúde, passando por atualidades.



O Núcleo de Estudos Abertos para a Terceira Idade das Faculdades Integradas Campos Salles existe há 20 anos e, segundo a coordenadora Maria Aparecida Nóbile, diferencia-se dos demais cursos voltados a esse público por não ser modular: “O aluno cursa três disciplinas por semestre. Com exceção das aulas de informática, que são opcionais, e ministradas em dia específico, por necessitarem de atenção especial”. Ao final do curso há uma formatura, na qual os alunos recebem um certificado simbólico - não reconhecido pelo MEC.



                                        Alunos na aula de Cidadania e Participação das Faculdades Integradas Campos Salles

Outra instituição de ensino que investe no público da terceira idade é a UniSant’Anna, que adotou a nomenclatura Universidade Sênior Sant’anna para a melhor idade, para identificar o núcleo de estudos voltado para os idosos.

O programa de educação permanente da UniSant’Anna funciona como um curso de extensão cultural universitária dentro do centro universitário. O curso proporciona ao aluno o recebimento de orientações para uma vida saudável e também estimula a participação deles em atividades sócio-educativas e culturais. As disciplinas oferecidas versam sobre orientações básicas de saúde, comunicação & expressão, psicologia, etiqueta& gastronomia e iniciação à informática (opcional). Além disso, o aluno da UniSant’Anna também tem a possibilidade de participar de aulas de dança e integrar um coral.

 

Alunos da Universidade Sênior Sant’anna para a melhor idade


Assim como as Faculdades Integradas Campos Salles, a UniSant’Anna reserva “salas especiais” para os alunos veteranos, ou seja, alunos que já concluíram o curso, porém não querem desligar-se da universidade. Com a criação das salas exclusivas para veteranos, esses alunos podem assistir às aulas por tempo indeterminado. Com isso, os assuntos abordados são renovados a cada semestre.

                                                                      Coral da Universidade Sênior Sant’anna



Trocando experiências...

“O idoso procura a nossa universidade para ter atividades socioculturais e manter-se atualizado”, diz Regina Serratto aluna e assessora de marketing da Universidade Sênior Sant’anna para a melhor idade. Eu iniciei na universidade como aluna em 2004, havia me aposentado como gerente financeira administrativa e não estava conseguindo ficar parada.


No primeiro dia de aula, fui convidada a ser representante de classe, o que sou até hoje. No ano de 2005 comecei a ajudar na coordenação do curso, devido a minha experiência em administração e marketing e também a minha facilidade com informática. Em 2007 criei um curso básico de informática, próprio para a terceira idade, com poucos termos técnicos, mas com uma introdução de nível facílimo ao mundo da web. Portanto, estou na universidade há oito anos, cumprindo múltiplas funções – aluna, representante de classe, integrante da comissão de coordenação, assessora de marketing, professora de introdução a informática, coordenadora de passeios – e não para por aí. Criei um curso de tecnologia, para mostrar a todos os alunos como estamos vivendo na era da informática e qual a sua importância. Irei ministrar essa aula no 2º.semestre de 2012".


 


Regina Serratto, aluna e assessora de marketing da UNIVERSIDADE SÊNIOR SANT’ANNA

Vínculos



Ana Lydia Micheletti, psicóloga especializada em maturidade e envelhecimento, ressalta que as atividades voltadas para a terceira idade são benéficas a partir do momento que o próprio idoso as procura. “A gente envelhece mais ou menos da mesma forma que a gente vive. Se a pessoa não procurou este tipo de atividade na juventude, dificilmente vai procurar na idade mais madura. O erro é que algumas famílias forçam o idoso a participar destes cursos e eles não podem ser tratados como crianças”.

De acordo com Ana Lydia, os cursos para a terceira idade são benéficos para a criação de vínculos. “E isto é sempre positivo, em todas as idades”, ressalta.


Viajar é preciso...


Pensando em atender um mercado, até então carente, a ExpoMundi – agência de São Paulo especializada em intercâmbio e viagens, criou um intercâmbio específico para terceira idade. “O intercâmbio para a terceira idade surgiu diante do desejo da turma mais experiente que não teve a oportunidade de fazê-los durante a juventude, quando os cursos no exterior ainda eram restritos àqueles de maior poder aquisitivo” afirma Renata Said, coordenadora de consultores de intercâmbio da agência. Segundo ela, o objetivo de quem procura este tipo de atividade é conhecer outra cultura, além da oportunidade de passear, visitar e morar por um período em outro país.

Serviço:



Faculdades Integradas “Campos Salles” – Estudos Abertos para a Terceira Idade
Rua Nossa Senhora da Lapa, 270/284 – Lapa – São Paulo - SP
Informações: (011) 3649-7000




UniSant’Anna – UNIVERSIDADE SÊNIOR SANT’ANNA
Rua Voluntários da Pátria, 411 - bloco I – Santana – São Paulo - SP
Informações: (011) 2175-8000 / 2175-8120




ExpoMundi -Agência de Intercâmbio e Viagens
Rua Itapicuru, 369 - conjunto 1301 – Perdizes – São Paulo - SP
Informações: (011) 3045-1075 – queroviajar@expomundi.com.br http://www.expomundi.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário