quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vovôs invadem a internet

Com o aumento da tecnologia, melhora na qualidade de vida e maior prosperidade, a terceira idade não quer mais saber de palavras cruzadas e surfa na rede digital

Por Audrye Rotta



Antigamente eram raros os usuários mais velhos na internet e nas redes sociais. Hoje é possível achar a geração de nossos pais, tios e até mesmo os avós usando a internet. Seja para se comunicar, ler jornais online, pagar contas ou até mesmo paquerar, a terceira idade está entrando com tudo no mundo virtual. Mostra disso são dados da comScore Brasil, que aponta que em 2009 o público sênior com acessos à internet era apenas 5%, já em 2011 esse índice chegou aos 7%.

A psicóloga Vera Belardi Neto, de 56 anos, esclarece o motivo pelo qual pessoas mais velhas estão se conectando. “Os idosos querem se atualizar e, de maneira geral, estão tentando acompanhar a tecnologia, sem deixar de lado o que vivenciaram. Então, se preocupam em fazer coisas que não fizeram quando eram mais jovens. Pensam em continuar a desfrutar das novidades para, assim, não se tornarem 'velhos' que não aceitam as mudanças e ficam para trás.”

Toda as pessoas arranjam um motivo para conhecer esse novo meio. O aposentado Arnaldo Lopes Bentivegna, de 84 anos é um usuário 'viciado' na rede virtual. “Tive que aprender a usar para fazer a declaração de imposto de renda há 3 anos. Hoje entro quase todos os dias para me comunicar com a minha neta e filha que moram em Londres há 5 anos, vejo meus e-mails, consulto bancos, leio jornais e estou conhecendo mais as redes sociais.” Com isso, ele passa horas a fio ligado na internet.

Já o empresário Cassio Hervé, de 57 anos passou a usar por necessidade, buscando agilidade nos negócios por meio do Marketing ­­Direto. “Eu vi o surgimento do fax, que era usado antigamente, era uma coisa de outro planeta pela rapidez. Já com a entrada da Internet, isso ficou ainda mais rápido, a troca de documentos, informações e propostas. A gente observou que esse processo potencializa a negociação, atingindo mais clientes e aumenta a venda. Tive que fazer um site da empresa, o ‘Jornal Oficina Brasil’, para continuar a competir no mercado”.

Seja por necessidade, negócios ou curiosidade, a terceira idade está conhecendo um novo mundo, que também está se adaptando a esse público. Ainda são raros os sites, comunidades nas redes sociais e blogs destinados à terceira idade.



 Incentivo Familiar


O medo faz parte da vida das pessoas. Assim como alguns têm medo de altura, há idosos com medo da internet. Por isso, é sempre bom que as pessoas ao redor, principalmente os familiares, estimulem os idosos a encarar novos desafios, aproveitar a oportunidade e conhecer essa tecnologia. “Tive o incentivo dos meus filhos que moram no interior de São Paulo. Eles sempre me falavam sobre a internet, que seria bacana se eu tivesse em casa. Há mais ou menos cinco anos resolvi comprar um computador. Meu neto me ajudou a instalar a internet, escolher o melhor plano e me inscrever no Skype. Agora posso me comunicar com os meus filhos, me aproximar mais dos acontecimentos no mundo todo, ganhar conhecimento e aprendizado” relata Osmar Nogueira, que aos 79 anos usufrui da internet apenas para seu próprio bem e, orgulhoso, completa: “(...) quando há encontro de família, sempre me elogiam por fazer parte do mundo virtual”.

Osmar ainda lembra a desconfiança de sua esposa. “À princípio ficou um pouco receosa sobre o funcionamento desse recurso, mas com uma explicação da minha família, ela entendeu que seria uma ajuda para eu ter mais contatos com meu filho e também com as notícias de maneira bem mais rápida”.

A família ainda pode auxiliar colocando letras maiores na resolução da tela, comprando mouse maior, adaptando o equipamento à sensibilidade e às necessidades dos mais velhos, deixando a experiência confortável, e não algo “medonho” e de outro mundo. Ajudar a tirar as dúvidas e comprar um computador apenas para os idosos também é uma atitude de incentivo a atividade, e vale a pena investir.




Um comentário:

  1. Lembrei do meu avô Audrye!

    Vou comentar o que falei sobre a matéria da Ariane. Sua pauta foi sem preconceitos e isso traz ótimos pontos de vista!
    Bjs
    Leandro

    ResponderExcluir